Tuesday, January 23, 2007

o re-pac...

Transcrito do ex-Blog do César Maia (23/Jan/2007):

PAC -PLANO DE ACELERAÇÃO ECONÔMICA???PAC? -de verdade, é o PCA!!

1. Fica difícil na historia econômica dos planos econômicos, incluindo o famoso pacote 51 de dezembro de 1997, encontrar alguma coisa tão pífia para o crescimento econômico quanto esse PAC.

2. É melhor inverter as letras e chamá-lo de PCA -ou Plano do Conselheiro Acácio -aquele que só falava obviedades. Uma coisa é uma coisa; outra coisa é outra coisa!

3. O presidente quer um plano! -Estamos aqui com nosso grupo de economistas para fazer um. Um exercício de trás para frente. De quanto é o PIB brasileiro? Ah... 1,8 trilhão de reais. Qual o patamar de investimentos dos últimos anos? Ah... 20% do PIB. Ou seja, 360 bilhões de reais por ano. Quanto em 4 anos? Ah... 1 trilhão e 440 bilhões de reais. Quanto o setor público investe destes 20%? Ah... uns 35%. Então apliquem estes 35% sobre os 1,44 trilhão. Quanto dá? Ah... 504 bilhões de reais. Oi turma! Então agora vamos ver quanto a Petrobrás investe, a Eletrobrás, os Governos, etc... etc... e vamos fazer uma tabelinha para chegar a estes 504 bilhões de reais. Ah...e não esqueçam de colocar uma virgula para parecer que fizemos cálculos para valer. Pronto! Prontinho! Um PAC!

4. Ah... e precisamos de umas medidas de redução de impostos! -Que tal de uns setores que ainda não existem? Ah... boa idéia! Por exemplo a TV Digital e os semicondutores. PAC neles.

5. -Tenho uma idéia aqui. Anunciar entre as medidas aquelas que já foram aprovadas. -Quais, por exemplo?! -Ah... a lei de saneamento, a da abertura do resseguro e a re-criação da Sudene e Sudam. Boa! PAC nelas.

6. Tem mais gente! _Lei das micro-empresas, aumento da tabela do IR, e as prorrogações da depreciação acelerada e do PIS e Confins na Construção Civil. Boa! Essa gente não lê jornal! PAC em todas elas.

7. Que tal apresentar medida que já estava prevista desde 2005. -Qual? -O aumento dos recursos da CEF para saneamento. - Boa. E ainda ficamos bem com os governadores que vão ficar na fila do gargarejo olhando o Lula. -Quero ver as caras do Aécio e Serra que querem ser presidentes. -PAC, nelas... e neles.

8. -Dê uma olhadinha em projetos de lei já tramitando no congresso e jogamos tudo no balaio, desculpe, no PAC. -IH... tem três aqui: do gás, das agencias reguladoras e da defesa da concorrência. -Genial! PAC nelas.

9. Gente! E os juros? -Ora, ora. A TJLP que já ia cair com essa inflaçãozinha! Antes que o Meireles anuncie. -PAC nela!

10. E o setor agropecuário? E o câmbio? -Cala a boca, tecnocrata! Essa gente votou contra o Lula! Então manda esta gente paca...! Xiii...o presidente está vindo! Embrulha em papel celofane, e PAC nele! O homem vai gostar. (Fecha o pano).

8 comments:

patricia m. said...

Pois eh... Eu aposto o que voces quiserem que esse PAC nao mexe nem 0.5% na taxa de crescimento do PIB... Hahahahaha. Eh coisa para ingler ver, ops, ingles nao, ignorante. A massa burra deve estar aplaudindo, haha. A massa burra e a petralhada, que eh burra em outro sentido.

Suzy said...

Gil, o emPACotado´, na minha visâo, é mais uma peça de marketing. Já nasce mostrando que vai ser como a Ivete canta: "poeira, poeira....". Sem contar o uso ilegal do FGTS, sem contar que joga para Estados e municípios uma carga que, enforcados, não têm como cumprir. Em resumo Lula promete o que outros devem cumprir....o que não é novidade.

Grande abraço

cantabile said...

Genial seu artigo. Pena que não podemos dizer o mesmo do assunto (PAC em nosso bolso).
beijo

patricia m. said...

Checa so, parece que ha mais um membro da minha familia postando furiosamente na blogosfera:

http://moquecadetucano.blogspot.com/

:-)

Gostei dos posts....

Ricardo Rayol said...

Se o que o César Maia disse é correto, vão ser incompetentes lá em Brasilia.

Anonymous said...

Gil hoje recebi um comment q dizia q o PAC só podia ser atrazado, pois era um jogo do arcaico Atari e hoje o primeiro mundo está jogando o Palystation III
Eu amei esse comentário!
Beijos
SôniaSSRJ

Suzy said...

Cadê você??????

Anonymous said...

Eu fico com a expressão criada pelo Ricardo Rayol: Plano de Assalto ao Contribuinte.

Cedo ou tarde, isso aí acaba em tunga!