Sunday, February 11, 2007

rudy meets some fences...

(Giuliani em campanha, Times, Feb. 8th, 2007)


Sem querer competir com outros blogs melhor capacitados para dar uma opinião mais balizada sobre a campanha eleitoral 2008 nos Estados Unidos, faço alguns comentários sobre o candidato que considero o mais competente político da atualidade para pleitear o cargo máximo nos Estados Unidos da América: Rudolph William Louis Rudy Giuliani (RP, NY). Aqui, observo que ele deve enfrentar alguns percalços no seu caminho até a Casa Branca.

Tres casamentos e posições políticas contrárias àquelas do eleitorado tradicional da direita americana podem por a perder uma carreira brilhante para este promotor que, como prefeito, conduziu a cidade de New York do caos social à normalidade e enfrentou, com o 11 de Setembro, o pior pesadelo que um político poderia ter em sua vida (a Rainha Elizabeth II condecorou-o com a ordem de cavaleiro pela sua atuação). Em todas essas etapas, porém, Giuliani teve um excelente desempenho e, não fossem essas contradições entre as suas posições e as do eleitorado conservador americano, Rudy poderia sentar e esperar a consagração. A revista Time, de 8 de Fevereiro último, aponta algumas dessas contradições, as quais eu resumo abaixo.

. Controle de armas
Foi com ele que Rudy recuperou New York para seus habitantes. E Rudy foi um pouco mais longe: apoiou campanhas para aprovar leis em que os fabricantes de armas seriam considerados responsáveis pela morte causada pelas armas que eles fabricam. A direita americana, em termos gerais, é contra esse controle e a poderosa National Shooting Sports Foundation já se posicionou contrária a ele, pelo menos para efeito nas eleições primárias do Partido Republicano.

. Aborto
Rudy é favorável ao aborto, o que vai contra o conservadorismo da direita religiosa (infelizmente, política e religião continuam se misturando, mas, lá, ninguém pode culpar os eleitores de violarem seus princípios morais por uns trocados, como acontece em outros paraísos). Esta já declarou que Rudy é inaceitável por sua posição pró-aborto.

. Direitos de homossexuais
Quando se separou da segunda esposa, Rudy, ainda prefeito, foi viver no apartamento de amigos gays, o que espantou boa parte de seus eleitores conservadores. Seu apoio aos direitos de gays tem lhe proporcionado algumas dores de cabeça e podem afetar seu desempenho com eleitores do country side.

Giuliani tem se mostrado um pouco ambíguo em suas posições, o que é letal para políticos em terras onde o povo pensa antes de votar e vota de acordo com as suas convicções, não com os interesses do político. E os eleitores se perguntam: quão conservador é Giuliani? Com um passado que lhe garante um lugar no Partido Republicano, pelas reduções de impostos e, principalmente pela sua coragem e determinação durante os duros dias de Setembro de 2002, suas chance podem se reduzir à medida que os republicanos vão conhecendo melhor as suas tendências sociais. No entanto, uma vez passadas as primárias, a julgar pelo candidatos democratas que surgem, suas chances podem melhorar. Giuliani nunca deixou de ser polêmico e sempre soube tirar vantagem de seus pontos fracos quando concorreu. por tres vezes, à Prefeitura de New York.

7 comments:

patricia m. said...

Angelo, esta certo que Giuliani eh o mais democrata dos republicanos. Mas como ele mesmo diz nessa entrevista a Fox News (http://www.foxnews.com/story/0,2933,250497,00.html), ha algumas diferencas, mas a filosofia basica eh a mesma: politica externa forte, combate ao terrorismo, governo menor e menos impostos.

Ele, pessoalmente, eh contra o aborto. Mas acha que cada um deve lidar com a sua consciencia ao realiza-lo, e nao ser preso. Faco minhas as palavras dele.

Ele tambem nao eh contra o porte de armas pelos cidadaos, direito garantido na constituicao americana. So defende, e muito apropriadamente, que em uma cidade violenta como era NY quando ele foi prefeito, esse direito deveria ser restrito. Defende a questao para areas especificas.

All in all, acho que eh o de maior bom senso na corrida. E eh otimo que ele esteja enfrentando esse tipo de perguntas. Todos enfrentarao. Rudy, se passar pelas primarias, ganhara os votos dos republicanos light, do centro, e os dos democratas light. So nao ganhara o voto dos radicais. Ninguem quer voto de radical mesmo... :-)

Anonymous said...

Querido, você e a Patrícia fizeram postagens sensacionais a respeito das próximas eleições americanas e eu concordo com ambos.
O Rudy é o Grande Candidato e espero que ganhe.
USA precisa de 8 anos com um Lider como ele para enterrar todas essas babaquices que os mantém fora de prumo.
São exatamente esses "itens" que o afastam da maioria americana , que eu mais apoio.
Ele é um "open minded" e o mundo precisa disso.
Parabéns pelo brilhante retorno a blogosfera,estava morrendo de saudades!!!
Kisses & Hugs e vamos fazer figa para o Rudy!!!!
SôniaSSRJ

Anonymous said...

Não sou dos que acreditam que os democratas terão facilidade em conquistar a Casa Branca em 2008.

Sendo candidato declarado de George Bush, poderia ter alguns problemas e ainda assim, vencer. Descolando sua imagem da do atual presidente, daí será fortíssimo.

Dependerá muito do processo eleitoral, mas eu diria assim, como alguém que pouco conhece os EUA e acompanha esses fatos de longe, hoje democratas e republicanos estão empatados.

Suzy said...

Gil, depois de ler seu post e o comentário lúcido da Patrícia, tendo a considerar que Rudy vai passar pelas primárias. Por enquanto, é só uma aposta.

Beijos

Glênio Gangorra said...

Nós ativistas militantes estamos torcendo para que o vencedor dessa corrida seja alguém mais ponderado do que os imperialistas que vem, governo após governo, solapando e sufocando o governo democrático de Fidel Castro. Se esse ex-prefeito for realmente ponderado e demonstrar equilibrio na questão cubana com certeza o governo de nosso amado presidente Lula irá apoiá-lo, mesmo representando tudo que há de mais perverso da direita reacionária e capitalista.

CAntonio said...

Embora nunca tenha acontecido uma surprêsa (aqui surprêsa é "zebra") nada impede que desta vez isso ocorra. Competência Giuliani tem de sobra. Seria ótimo vê-lo em ação.

SDS.

Cristina Lima said...

Muito boa sua abordagem e melho com o complemento da Patrícia.
O que acontece nos USA afeta todos direta e/ou indiretamente. Então ...