Monday, January 08, 2007

notícias da terceira via...

Para aqueles que acreditam que a terceira via ainda é uma saída viável para o imbroglio da Presidência da Câmara dos Deputados, o Diário do Comércio, de 09/Jan/2007 informa:

Deputados unidos contra a "patifaria"
Sergio Kapustan/ Agências

Conclusão dos parlamentares em busca de uma terceira via: o candidato à presidência da Câmara tem que ter imagem limpa.Insatisfeitos com a possibilidade de reeleição de Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e a candidatura de Arlindo Chignalia (PT-SP) à presidência da Câmara, um grupo de 16 deputados federais formado por diferentes correntes ideológicas – do PSol ao PSDB – iniciou ontem, em São Paulo, a articulação de uma terceira via. A iniciativa envolve contatos com governadores, direções partidárias e a pressão da opinião pública para recuperar a imagem do Legislativo.

De acordo com o deputado Raul Jungmann (PPS-PE), o grupo defende um candidato "cara limpa', que seja capaz de dar "um choque republicano" e que não tenha participado de qualquer "patifaria". "As duas candidaturas, como está claro aí, representam uma intervenção do Executivo. De modo geral, o Executivo tem levado o Legislativo a uma situação de imobilismo, servidão e vassalagem", disse Jungmann.

O deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ), que descartou ser candidato, também atacou os nomes já lançados. Segundo ele, Aldo e Chignalia estão descartados, pois apoiaram no final do ano passado o aumento de 91% para os parlamentares e têm o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que inclui a promessa de um cargo ao candidato que perder. "Eles não são candidatos que nasceram dentro da Câmara. Precisamos ter um candidato que represente a reconciliação do Congresso com a sociedade", defendeu.
Para oficializar a posição, os deputados descontentes divulgaram um manifesto em defesa da autonomia da Câmara. Eles admitem apoiar nomes do PT e PMDB, as duas maiores bancadas no Legislativo, desde que os requisitos contidos no manifesto sejam cumpridos.
A deputada Luiza Erundina (PSB-SP) afirmou que não importa o nome, mas sim o compromisso "com o programa que aponte para resgatar a credibilidade, a imagem e a democracia da Câmara".

Hoje a bancada peemedebista se reúne em Brasília para tomar uma posição. Os deputados Raul Jungmann e Luiza Erundina (PSB-SP) vão se reunir com o presidente nacional do PMDB, Michel Temer (SP).

Há setores do partido que defendem um nome do PMDB, por ter eleito a maior bancada, com 93 deputados.

Dois peemedebistas agradam o grupo: o próprio Temer e Osmar Serraglio (PR), relator da CPI dos Correios. Outro nome citado é do PT: José Eduardo Cardozo (SP), que já presidiu a Câmara de São Paulo.

2 comments:

Suzy said...

Gilrang, postei lá no blog TODAS as instruções da blogagem coletiva (imagem, título, texto, data, programa, etc) para dirimir toda e qualquer dúvida.
Conto com você!
Grande abraço

Ricardo Rayol said...

Gil, essa foto é da reuniao que acertou o calaboca contra a terceira via?