Wednesday, January 03, 2007

um país de muitas igualdades...

Algum de voces já encontrou uma senhora com dois filhos pequenos dirigindo na contra-mão e que, ao ser ingenuamente alertada por alguém que intenciona, apenas, evitar algum acidente, lhe disse impropérios e mandou-o a algum lugar distante? Não?

Algum de voces já parou em um sinal, ou semáforo, como querem os paulistas, vermelho e ouviu uma buzina soando atrás pelo simples fato que voce obedeceu ao direito de quem passava na rua transversal? Não?

Algum de voces já tentou passear com um carrinho de bebê por uma calçada larga e se viu, de repente, sem saída para passar entre o canteiro e o muro de uma casa porque um veículo lá estava estacionado? O motorista estava perto para voce pedir que retirasse o carro? E, se estava, o que ele lhe disse?

Por acaso, alguma vez, ainda que remotamente, algum de voces já foi surpreendido por uma motocicleta de entregas rápidas voando por cima do seu carro em um cruzamento, teve a frente do seu carro completamente acabada pelo choque que ela causou, e voce saiu do carro destruído preocupado com a saúde do motoqueiro, enquanto ele era levado para o hospital, esperou por tres horas para que a perícia chegasse, arranjou testemunha que o dito moto-boy avançara o sinal, a testemunha esperou a perícia com voce, o motoqueiro reapareceu no local do sinistro tendo fugido do hospital e tudo isso ficou em nada? Nada, não!!! Depois disso, voce ainda descobriu que o simpático moto-boy entrou no juizado de pequenas causas acusando-o de ter avançado o sinal vermelho? Não? E, na audiência com o juiz, lhe disseram que o boletim de ocorrência feito pela perícia é assinado por outra pessoa que jamais esteve no local do acidente?

Alguma vez, algum de voces já atravessou a rua na faixa de pedestres, enquanto a sinaleira (evitei o semáforo) lhe dizia que era a sua vez de passar, e teve que correr, ou pular para a frente, ou para trás, evitando, assim, o seu próprio atropelamento? O que disse o cidadão por trás do volante assim que passou por voce?

Será que algum dia, quem sabe?, algum de voces já foi abalroado por um veículo em marcha-à-ré enquanto tentava ligar o seu próprio carro? E, atordoado, ao procurar saber o que estava acontecendo, o cidadão que dirigia o outro veículo se aproximou e lhe perguntou porque voce não buzinou quando ele estava dando marcha-à-ré?

Ou, vejam voces amigos, se uma vez, uma vezinha só, um de voces foi "fechado" por um caminhão, ou um ônibus? Ou por um garotão de 50 anos? Ou uma senhora de 60? Ou, ainda, uma gatinha de 22, ou um aprendiz de intelectual na flor dos seus trintinha?

Se alguma vez, pelo menos uma vez, algo semelhante ao que é relatado acima aconteceu a voce, saiba: voce está no Brasil..... E o único culpado é voce mesmo. Pergunte a qualquer um dos que o abalroou, ou buzinou atrás do seu carro, ou quase o atropelou, avançou o sinal, entrou na contra-mão e ele, ou ela, lhe confirmará o que estou lhe dizendo: o culpado é só voce!...

Brasileiro não erra! Nunca! Apenas atende ao urgente chamado da descontração. Quando ele entra na contra-mão, "é só por uns poucos metros..." Se avança o sinal, ele só o faz porque "olhou e não vinha ninguém, mesmo!..." Se quase atropelou voce, foi porque voce não entendeu que ele piscou os faróis porque "estava com pressa e estava em cima da hora" para chegar ao consultório do médico... "Qualquer um entende isso!". Aliás, "voce não tem nada para fazer, não?" deverá ser a resposta que voce vai ouvir se tentar repreender um cidadão só porque existem regras. "Ora, regras! Regras são feitas para os outros obedecerem!...". "A via preferencial é sempre a que eu trafego...". "Ô, animal! Não viu o meu Audi?". E, ao voltar para o carro deixado na porta da sua garagem por uma boa meia-hora, "foi (sic) só cinco minutinhos! Não precisa falar assim, seu grosso!".

Brasil! Onde a lei é igual para todos (mas, "eu não sou qualquer um, eu sei das coisas! Portanto, a regra não é para mim".) Brasil! País onde as pessoas são iguais perante a lei, com a grande vantagem que algumas são mais iguais que as outras!!!... (essa última parte da frase não é minha, hein!!! Não vão botar a culpa em mim, por favor!!!...)

2 comments:

Ricardo Rayol said...

Mea culpa, mea culpa, mea maxima culpa.. tirando o motoqueiro o resto já aconteceu comigo

patricia m. said...

Gilrang, ja estou com saudades de casa... Saudade de Niv Iorqui...